sexta-feira, 22 de junho de 2018

Chá Cultural - Junho/2018


No dia 16 de junho de 2018, a Aepti promoveu seu Chá Cultural.


Foram justificadas cinco ausências de associados e amigos que sempre comparecem. Em seguida, foi feito um minuto de silêncio pelo passamento de Irene Fumach.

A presidente Regina Franco fez a distribuição, aos participantes, dos convites da Antologia Encontros XXII, cujo lançamento será realizado em 20 de julho, às 19h30, no Itatiba Esporte Clube. 
Os participantes devem retirar os convites na Drogaria Prudente – à Rua Dr. Aguiar Pupo – 30, no Centro.

Também foi feito convite a todos que interessarem sobre o sarau a ser realizado neste domingo, 24 de junho, às 19h30, no Museu Municipal. A Aepti participará com a leitura de poesias.

Comentado sobre a Festa de São Pedro, que a Prefeitura realizará nos dias 6, 7, e 8 de julho. Caso a Aepti seja convidada para participar com um stand, aqueles interessados em trabalhar voluntariamente devem contatar Bertilla Trevisan Simioni, responsável pelo setor de Eventos da entidade.

Lembramos do evento de 25 de maio, lançamento do livroAventuras na Amazônia, de Lázaro Sylvio de Almeida Franco, o Zico da Caixa. A obra está à venda nos Chás Culturais e no Jornal de Itatiba, por R$ 20. A renda será destinada à Oficina de Santa Rita.

Foram citadas algumas datas comemorativas do mês:
07 - Dia da Liberdade de Imprensa
10 - Dia da Língua Portuguesa
19 - Dia do Cinema Brasileiro
21 - Dia da Mídia
25 - Dia do Imigrante
27 - Dia Nacional do Progresso.

Diante do exposto, foi aberta votação para o tema do mês de julho. O tema vencedor foi Imigrante. Será o tema do Chá Cultural do próximo mês, agendado para 14 de julho.

Dos aniversariantes do mês, foi lembrada Genny Rodrigues Januário (in memorian) do dia 12 de junho.

Em seguida, deu-se a leitura do tema do mês: Língua Nacional.

Miguel Evangelista Régis fez a leitura de A Língua Nacional Brasileira é a Língua Portuguesa. A leitura pode ser acompanhada neste link.


Paulo Eduardo aproveitou para apresentar a canção Estrangeirismo, na voz de Zé Ramanho. Confira a canção aqui.

Neide Nallin lembrou-se da professora Maria Gemma Rela Reinaldo, que não admitia que os alunos usassem a palavra piquenique. Dever-se-ia usar, valorizando a Língua Nacional, a palavra convescote.

Rosa-Maria Sangiorgi citou, portanto, que abajur, em bom português, é quebra-luz.

Foi ainda lido texto de José C. M. Navarro, intitulado Últimaflor do Lácio, que resumiu toda a discussão que se deu na reunião sobre o tema proposto.  

Outras fotos disponíveis aqui.

Nenhum comentário: