História


Breve Histórico da AEPTI


No ano de 1996, o Jornal de Itatiba, por iniciativa do Sr. Manoel Roberto Massaretti, foi promovido o 1º Concurso Literário desta cidade em parceria com o Projeto Mosaico.
Em 17 de maio de 1997, no porão do Museu Municipal Padre Lima, após a premiação dos ganhadores do concurso, foi lançada a ideia da fundação de uma associação que reunisse os escritores de Itatiba.
Formou-se ali mesmo um grupo de pessoas interessadas e colhendo assinaturas nasceu a AEPTI – Associação dos Escritores, Pintores, Poetas e Trovadores de Itatiba.
 
São seus fundadores, em ordem alfabética:
Alvorino Antonio Dias da Silva
Americano de Jesus
Andrei J. Barbosa
Ana Rosa Jericó Magnani
Antonio Carlos de Almeida (Matateu)
Antonio Fernando Lazzaris Fornari
Antonio Indrigo Paluan
Antonio José de Souza (Tom)
Ariovaldo José Trevine
Bruno Guilherme D. Zanatta
Claudete Gama
Edson Macedo
Fabiana Barbosa
Felipe Mantovani
Giovana Keli Santos
Gustavo Gomes
Humberto Borella
Inis Araújo Cruz
Ivone Damaris Antunes
José Roberto Torquato
Leonice Ap. de Oliveira
Lourenço Ferreira da Silva
Marcelo Barsati de Holanda
Maria Elizabete Fusel Ribeiro
Maria José Federigh Nisgoski
Mateus Machado da Cunha
Neide Maria Gotardo Nallin
Ophir Ribeiro de Sá
Paulo Ferreira Pinto
Paulo Henrique Degani
Paulo Roberto Monte
Prudência Pereira Filho
Rosana Ortiz
Rosa Maria Ferraz Sangiorgi
Sandra Rossi
Santilina Rodrigues de Jesus Souza
Tarciso Donizetti Torso
Terezinha de Jesus Monteiro.

O primeiro trabalho dessa nova associação foi o lançamento da Antologia “Encontros” editada em 03 de outubro de 1997. Sucessivamente, ano após ano a AEPTI editou novos livros sendo que, a partir de 1998, passaram a ser adicionadas fotos de telas de artistas de Itatiba e região.
No ano de 2000, em parceria com o Jornal de Itatiba foi aberto o 1º Concurso Literário JI/AEPTI, que, ininterruptamente, tem sido um grande sucesso, com centenas de inscrições todos os anos.
Em parceria com a Prefeitura Municipal de Itatiba foi lançado no ano de 2001 o Concurso Literário Infanto-Juvenil, para os alunos das 1ªs às 8ªs séries das escolas municipais e particulares da cidade de Itatiba.
A AEPTI é decretada Órgão de Utilidade Publica em 26/06/2001.
Sempre visando a maior divulgação e incentivo da cultura em 2006, a AEPTI juntamente com a Prefeitura Municipal de Itatiba acrescentam ao concurso literário, o 1º Concurso de Desenho Infanto-Juvenil, para que os jovens artistas também tivessem a oportunidade de publicar seus desenhos.
Em 2007 a AEPTI edita a “Antologia Escritos e Transcritos” para pessoas com idade acima de 50 anos que nunca publicaram nenhum trabalho e também para as que sabem contar “causos”, mas não conseguem escrever. Com a divulgação do Jornal de Itatiba, conseguiu-se localizar essas pessoas e os colaboradores da AEPTI transcreveram estas histórias tendo como resultado a edição desta bonita obra. Neste mesmo ano em parceria com a Prefeitura Municipal, a AEPTI promove um Concurso Literário com alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA e com os trabalhos premiados edita o “Livro Histórias de Vida “.
Estes dois livros, infelizmente, por falta de patrocínio não foi possível continuar sendo editados, o que sentimos muitíssimo, pois foram dois grandes sucessos e principalmente a oportunidade de dois grupos distintos terem seus escritos publicados.

A Associação de Escritores, Pintores, Poetas, e Trovadores de Itatiba é uma associação civil sem fins lucrativos, políticos e religiosos que esteve sediada em diversos endereços emprestados por pessoas que acreditaram na força e honestidade da entidade, mas em julho de 2004 a Prefeitura Municipal de Itatiba cedeu três salas na Rua José Gabriel 92 - Centro, onde foi possível desenvolver e promover várias atividades culturais, como conversação de italiano e teatro para crianças, cursos e palestras sobre literatura e estímulo ao aprendizado de instrumentos musicais.
Em nossas reuniões mensais nasceram outras entidades culturais, como a Comunidade Sertaneja, a Academia Itatibense de Letras e Orquestra Sinfônica Itatibense.
Além de nossos objetivos já realizados, como promover e apoiar produção, publicação de livros. Esta entidade está sempre atenta às conferências, seminários, feiras e exposições relacionadas à literatura, poesia, pintura e artes plásticas.
Sempre que possível promovemos cursos, encontros e aulas relacionados à literatura em geral, visando à formação e aprimoramento de escritores. Diversos membros da AEPTI foram e estão sempre sendo premiados em concursos muito concorridos pelo Brasil elevando assim o nome de Itatiba a outros estados.

Acesse nosso perfil e página no Facebook e Instagram