segunda-feira, 27 de novembro de 2017

DEBATE CRN entrevistando AEPTI

PROGRAMA CRN
No dia 16 de novembro de 2017, a AEPTI foi a entrevistada do programa debate na CRN, com apresentação do jornalista Manoel Roberto Massaretti e Eduardo Cintra. Representando a Associação participaram: a presidente Regina Elisabete Franco da Silva, a vice-presidente Tatiana Petti e a primeira secretária Rosa Maria Sangiorgi.
PROGAMAÇÃO AEPTI, HISTÓRIA e ANTOLOGIAS
 Além da programação da AEPTI para novembro e dezembro a presidente contou brevemente a história da Associação e as dificuldades do início em 17 de maio de 1997 – contando já com 20 anos de Associação. Os Concursos literários em parceria com o JI Diário, começaram em 2001 e os premiados são pulicados na  Antologia do ano seguinte. A antologia Infanto Juvenil, parceria com a Prefeitura do Município , por meio da Secretaria de Educação com participação de todas as escolas da rede municipal de ensino e particulares contando ainda com o apoio primordial da Universidade São Francisco Campus Itatiba em todos os concursos promovidos ou com parceria com AEPTI. A Antologia  Eja começou em 2007 e ficou 4 anos sem edições, mas voltou neste ano e será lançada no dia 29 de novembro.
EMOÇÃO:
A vice Tatiana emocionou-se ao lembrar da primeira vez  que participou de uma antologia da AEPTI, aos 12 anos e como foi importante o lançamento da Antologia da qual participou, com a presença do jornalista Manoel Roberto Massaretti, diretor do JI Diário para o qual trabalhou, anos depois. Manoel comentou que Tatiana estava emocionada e citou também a participação dela nos dias de hoje com a coluna Clubinho.
Dentro desse aspecto o apresentador Eduardo falou da importância de se incentivar a leitura e escrita nos jovens.
CHÁ CULTURAL
Regina falou sobre as reuniões mensais da Associação com os chás culturais a para os quais é escolhido mensalmente um tema literário, iniciativa criada pela ex-presidente da AEPTI  Dra Elizabeth Touças,  o que gera a criação de textos ou pesquisa de trabalhos que são lidos no Chá Cultural e publicados no blog e nas páginas do Facebook da AEPTI, caso os autores autorizem.
A vice Tatiana incentivou as pessoas a participarem dos chás lembrando que as pessoas não devem ficar temerosas de participar e de expressar seus sentimentos, falando ou escrevendo. Que compareçam para um café, um pedaço de bolo em um ambiente simples, mas acolhedor.
Valor da anuidade R$ 60,00 que dá direito a participar gratuitamente das antologias anuais lembrando que para participar das palestras, chá cultural e outras atividades não é necessário ser sócio.
Manoel Massaretti lembrou que para aprender a escrever é preciso ler.
PREMIADOS NO XXVII CONCURSO LITERÁRIO JI/AEPTI
A pedido de Manoel Massaretti, Regina leu os nomes dos premiados no XVII Concurso JI/AEPTI de 2017, na Categoria Especial de cada gênero conto/crônica, citando premiações anteriores dos atuais ganhadores. Mencionando que os membros da Associação premiados nesta edição, conforme regulamento do concurso, não pertencem à diretoria da AEPTI.
PROGRAMAÇÃO DA AEPTI
Tatiana descreveu a programação deste final de ano, a saber:
28 de novembro de 2017- Palestra  sobre produção de textos com o escritor Andre Kondo que já foi premiado no Concurso Literário JI/AEPTI categoria Nacional  e em muitos outros concursos, às 19h, na Sala de Cursos da Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita), no Edifício Inside Coporate, à Rua Crescêncio da Silveira Pupo – 75, na Vila Cassaro.
29  Novembro  de 2017 -  Lançamento do livro do EJA, na Etec Rosa Perrone Scavone
01 de dezembro - Entrega dos Prêmios aos vencedores do Concurso literário JI/AEPTI, na sala WEB da USF
AGRADECIMENTOS
Regina agradeceu ao Diretor da Etec Rosa Perrone Scavone Professor Cristiano de Oliveira por ceder o auditório Profa. Maria Eunice Amadeo de Almeida para o lançamento do livro EJA.
Citou também que AEPTI conta com a Secretaria de Cultura e Turismo para participação de nossos escritores em eventos por ela promovidos.

Por fim a presidente Regina agradeceu às parcerias com  a Prefeitura Municipal, Secretarias de Cultura e Turismo, da Educação, e o apoio voluntário da Universidade São Francisco, Jornal de Itatiba, CRN, Tem Itatiba. Em especial  espaços concedidos pela CRN, neste ano, sendo esta segunda participação da AEPTI no Programa Debate

Nenhum comentário: