terça-feira, 14 de agosto de 2018

Concurso Literário JI/Aepti - Perguntas Frequentes

Para ler regulamento e ficha de inscrição, clique aqui!

O que é o Concurso Literário JI/Aepti?

O Concurso Literário JI/Aepti é uma iniciativa cultural que tem promoção do JORNAL DE ITATIBA – DIÁRIO e da Aepti – Associação dos Escritores, Poetas e Trovadores de Itatiba em parceria inestimável da USF – Universidade São Francisco, que visa proporcionar espaço para que amantes, apreciadores, escritores amadores e/ou profissionais possam mostrar seus trabalhos. Esse projeto vem revelando nos últimos anos escritores e artistas regionais e nacionais. O concurso existe desde 2001 e chega neste ano a sua 18ª edição.

Quem pode participar?
Todas as pessoas, desde que tenham mais de 14 anos de idade e residam no Brasil. Os menores de idade precisam que o seu responsável legal assine a ficha de inscrição para que possam participar. Somente estão vedados de participar os membros da CO – Comissão Organizadora, da CJ – Comissão Julgadora, assim como os membros da Diretoria da Aepti e os funcionários do JORNAL DE ITATIBA – DIÁRIO.

Como faço para participar?
Para participar basta preencher completa e corretamente a ficha de inscrição, escrever seu trabalho, formatá-lo conforme todos os itens do regulamento, e entregá-lo na recepção do JORNAL DE ITATIBA – DIÁRIO ou enviá-lo por correspondência com AR – Aviso de Recebimento até o prazo final da inscrição.

Quais são as Categorias?
O concurso conta com quatro categorias em que o autor pode se inscrever, duas de abrangência nacional e duas de abrangência regional, sendo:

Categoria Nacional - Poema: Trabalhos que sigam as características de um poema, para autores de todo o País. Não participam dessa categoria os autores de Itatiba e Morungaba.

Categoria Nacional - Conto/Crônica: Trabalhos que sigam as características de um conto e/ou crônica, para autores de todo o País. Não participam dessa categoria os autores de Itatiba e Morungaba.

Categoria Especial - Conto/Crônica: Trabalhos que sigam as características de um conto e/ou crônica, para autores das cidades de Itatiba e Morungaba.

Categoria Especial - Poema: Trabalhos que sigam as características de um poema, para autores das cidades de Itatiba e Morungaba.

Quais são as características de um poema? E as de um conto/crônica?
Para fins de categorizar mais facilmente os trabalhos e obras, adotamos o entendimento de que todas as obras organizadas em versos serão caracterizadas como poema. Enquanto as obras apresentadas em prosa serão caracterizadas como conto/crônica.

Qual a formatação exigida?
Todas as obras devem ser entregues: digitadas, impressas em papel tamanho A4, fonte Times New Roman, tamanho 12 com espaçamento entre linhas de 1,5 com no máximo duas páginas e com o limite de 1.800 caracteres para as categorias de poema e o limite de 3.600 caracteres para as categorias de conto/crônica.

O que são caracteres e como eu conto tudo isso?
Caracteres podem ser todas as letras e sinais de um texto. Aplicando-se isso a formatação que exigimos, contam-se também os espaços, em outras palavras, a obra pode ter até 1.800 toques no teclado entre letra e espaços para as obras da categoria poema e 3.600 toques para as de conto/crônica. Para os autores que utilizarem o Word como editor de textos, basta seguir o seguinte caminho: “Revisão” > “Contar Palavras”, na janela que se abrirá observe o item: “Caracteres (com espaços)”, o número que estiver ali é o número de caracteres do qual estamos falando.

Como devem ser entregues os trabalhos?
Os trabalhos devem ser entregues no Balcão de Anúncios do JORNAL DE ITATIBA - DIÁRIO em três cópias, onde deve conter o pseudônimo do autor e em outro envelope deve ser entregue a ficha de inscrição preenchida. Esse processo deve se repetir para cada trabalho entregue.
IMPORTANTE! Todas as obras entregues devem ser inéditas.

O que é e para que serve um pseudônimo?
Um pseudônimo nada mais é que um nome falso, fictício, adotado por um autor para assinar uma obra. No nosso caso, o pseudônimo servirá para que os membros da CO e da CJ, não conheçam a verdadeira identidade do autor, para que dessa maneira o julgamento das mesmas possa ocorrer com a máxima lisura. Caso, o autor possa ser identificado por conta de seu pseudônimo o mesmo será desclassificado do concurso.

Até quando posso me inscrever?
As inscrições estão abertas de 1 a 31 de agosto de 2018, para inscrições realizadas no balcão do JORNAL DE ITATIBA – DIÁRIO. Já para as inscrições enviadas pelos correios será considerada a data do carimbo de envio, desde que as mesmas cheguem, ao JORNAL DE ITATIBA – DIÁRIO, até 10 de setembro de 2018.

Nenhum comentário: