sábado, 10 de outubro de 2015

Oficina Literária na AEPTI com Luize Valente

A AEPTI tem o prazer de convidar a todos para a Oficina Literária "Construindo o romance histórico: da pesquisa à escrita" que será ministrada pela jornalista e escritora Luize Valente, no dia 17 de outubro de 2015, das 15 às 18h, na sede da AEPTI, que fica na Rua Antonio Ferraz Costa s/n, Vila Santa Cruz, no Pq. Ferraz Costa.




A oficina que ocorrerá dentro do nosso Chá Cultural pretende mostrar, de maneira geral, as etapas de pesquisa, criação da trama e dos personagens no romance histórico tendo como exemplo prático os livros da autora: Uma praça em Antuérpia e O segredo do oratório. Será abordada a interação entre história e História, passando pelos “bastidores” da pesquisa (método e fontes / seleção da informação), desenvolvimento da trama, personagens, diálogos e interação com a realidade histórica, estrutura narrativa e verossimilhança interna.

Veja a biografia da autora que nos dará a honrá de sua presença em mais esse evento da AEPTI:

Carioca, escritora, documentarista e jornalista, pós-graduada em Literatura Brasileira pela PUC/RJ, com mais de 20 anos de experiência em edição de conteúdo e roteiro para televisão (TVs Globo, Bandeirantes, GNT e GloboNews). É autora, com Elaine Eiger, do livro Israel Rotas e Raízes (2000) e dos documentários Caminhos da Memória – A Trajetória dos Judeus em Portugal (2002)  e  A Estrela Oculta do Sertão (2005), prêmio de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema Judaico de SP. Estreou na literatura com o romance histórico O Segredo do Oratório (ed. Record/2012), finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, categoria autor estreante, em 2013. Seu novo romance histórico, Uma praça em Antuérpia (ed. Record/2015), foi lançado em abril no Brasil e em setembro  em Portugal.

Seus livros, que serão a base da oficina:

“Uma praça em Antuérpia”
ROMANCE ∫ Ed. Record, 2015



Sinopse: “Uma praça em Antuérpia” narra a saga de duas irmãs gêmeas portuguesas – uma delas casada com um judeu – da Segunda Guerra aos dias de hoje. A família judia consegue ajuda do cônsul português em Bordeaux, Aristides Sousa Mendes, personagem histórico que salvou milhares de vidas do nazismo. No entanto, um encontro inesperado durante a fuga de Antuérpia, onde viviam, para Portugal, muda a vida das irmãs para sempre. Um segredo que só será revelado sessenta anos depois.


“O segredo do oratório”
ROMANCE ∫ Ed. Record, 2012



Sinopse: “O segredo do oratório” mistura aventura, mistério e uma saga familiar que atravessa três séculos. O romance traz à tona as raízes judaicas do povo brasileiro através da busca da jovem médica Ioná, que quer descobrir a origem de sua família. Uma jornada  que começa no Sertão nordestino, passa por São Paulo e chega a Nova York, onde a primeira comunidade judaica foi fundada por judeus vindos do Brasil. A trajetória é marcada por revelações e encontros que vão mudar a vida de Ioná a partir do momento em que ela descobre um segredo guardado há mais de dez gerações.

Contatos da autora:

EMAIL luize@luizevalente.com

Mais esse evento voltado a cultura e realizado pela AEPTI. 
Contamos com a sua importante participação.

Atenciosamente,

A direção.

Nenhum comentário: